As paredes da Primeira Sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, localizada em Recife, Pernambuco, estão sendo usadas como Muro das Lamentações. Mensalmente cerca de 1,5 mil pessoas passam por ali e depositam seus bilhetes com pedidos de oração nas frestas das paredes que não foram rebocadas.
Desde de 2002 o local funciona como museu, mas muitos visitantes reconhecem a sacralidade do local que funcionou como sinagoga entre 1636 e 1654.
A história do local remete ao tempo em que a capital pernambucana era ocupada por holandeses. Kahal Xur Israel foi construída por judeus portugueses que se refugiaram na Holanda durante a Santa Inquisição e quando chegaram ao Brasil construíram a Kahal Kadosh Zur Israel, que significa Santa Congregação Rochedo de Israel.
Quem visita o museu ciente de sua importância religiosa e histórica deixa ali uma mensagem que só é retirada pelos funcionários se vier a cair no chão. A gestora do local que abriga o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, Tânia Kaufman, confirmou ao Estadão que ninguém lê esses bilhetes, garantindo a privacidade dos fiéis.
O costume de deixar pedidos de oração no muro faz com que o espaço seja comparado com o Muro das Lamentações de Israel onde milhares de pessoas fazem suas súplicas pedindo ou agradecendo por bênçãos alcançadas. O muro que é famoso mundialmente é na verdade o resquício da antiga muralha que cercava o Templo de Jerusalém e que foi destruída pelos romanos nos anos 70 d.C..
Foto e Fonte - http://noticias.gospelprime.com.br/
texto-por Leiliane Roberta Lopes
Oi que bom saber notícias de Pernambuco não sabia disso não,te conheço do dhitt reconheci uns amigos de lá,já sigo seu blog e agora curto e sigo no G+ puder retribuir agradeço.bjs
ResponderExcluirhttp://www.simonebastos2007.com/
Oi Simone
ExcluirEu sigo vc já faz um tempinho
e curto sua fanpage tb.
bjus
oii tem selinho pra vc la no blog se puder da uma passadinha la. obrigada bjs
ResponderExcluirhttp://jakuniversofeminino.blogspot.com.br/2013/08/selinho.html
Deixe recado no seu blog
ResponderExcluirbjus
Boa tarde, Rose.
ResponderExcluirBelíssimo artigo.
Bjs
Lúcia
E haja motivos para lamentar ...
ResponderExcluirOlá Rose Nakamura,
ResponderExcluirÉ essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas frequentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos.
Oi vi seu blog na lista do siga-me,já estou te seguindo,vem seguir o meu também.Bjs
ResponderExcluirwww.crochetelinhasdaciene.blogspot.com
Ola Rose Nakamura muito bom seu blog ta de parabens estou te seguindo valeuu estou te seguindo tbm acessa aí comenta la nos meus blogs acessa aí
ResponderExcluirhttp://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com
grato
junior