"Como Ser Legal" é o nome do livro que o escritor inglês Nick Hornby lançou este ano. Conta a história de um cara que era um chato e que, quando percebe que seu casamento está indo para as cucuias, resolve se transformar num benfeitor, num boa praça: e se torna mais chato ainda.
Todo mundo quer ser legal, e todo mundo se ferra na empreitada. É difícil ser legal o tempo inteiro. A gente consegue ser legal a maior parte do tempo, mas aí faz uma besteira e pronto: tudo o que você fez de bom é imediatamente esquecido e você se torna apenas aquele que fez a grande besteira. Aí você precisa de mais uns dois meses sendo exclusivamente legal para todo mundo esquecer da besteira. E quando eles esquecem, você faz outra, claro.
Mas você é legal. Você é simpático com os amigos, dá sempre uma força quando eles precisam. Você puxa papo com o garçom, abre a porta do elevador para sua vizinha entrar, você acaricia a cabeça das criancinhas, você é fiel à sua namorada, você até empresta seus discos. Você é 24 horas por dia legal, até o momento em que sua mãe pede para você almoçar na casa dela, você vai e diz que o suflê está intragável. Está mesmo. Mas ela diz que você fala isso só para implicar, aí você pede desculpas, aí ela diz que você nunca aparece e quando aparece é para reclamar, aí você diz para ela parar de fazer chantagem emocional e aí ela corre para o quarto chorando e você, que achava que sua mãe já estava na menopausa, descobre que ela ainda sofre de TPM.
Tem hora que é imprescindível chutar o balde. Tem hora que é fundamental deixar a verdade nua e crua vir à tona. Tem hora que você precisa dizer para sua namorada: eu te adoro, mas quero ficar sozinho hoje à noite, qual é o problema? O problema é que ela passa a te odiar. E você passa a achar que não tem vocação pra ser legal o tempo inteiro. E é verdade. Ninguém tem. É cansativo. Desgastante. Já somos legais à beça por tentar. Tem gente que nem isso.
Martha Medeiros
Oi Rose.
ResponderExcluirConcordo plenamente com a Marta.
Essa coisa de ser sempre e totalmente bonzinho/a, tema mais a ver com fragilidade que om sinceridade.
Valeu.
Beijão.
Olá Rose... adorei o texto. Aliás a Martha Medeiros tem o dom de escrever sobre o cotidiano de forma genial... e é isso aí... ser legal dá muito trabalho e muita discussão.... kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirBeijo no coração
Lindo texto da Marta, não da pra forçar e ser legal o tempo todo, isso cansa e no fundo não é nada legal! Viva a sinceridade e espontaneidade das coisas!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirGostei do texto, concordo, afinal é muito difícil ser legal o tempo todo, eu mesma sou muito sincera e as vezes termino sendo muito chata, mas estou tentando melhorar rsrs
Ficou curiosa a respeito do livro!
Passa lá no meu blog 💜
www.talytaxavier.com
Concordo plenamente com o texto. Adorei que vc abordou esse tema no seu blog.
ResponderExcluirBjus
Jaque
www.quebreiaregra.com.br
Adorei seu texto, eu concordo não tem como ser legal sempre AA vezes tudo que precisamos e explodir só a gente sabe tudo que temos que aguentar o tempo todo
ResponderExcluirTem dias q a gente explode mesmo!! as vezes e necessario!
ResponderExcluirTai. ..este texto da Marta é maravilhoso ..Gostei vou até procura algo escrito por ela para acompanhar..
ResponderExcluirwww.robsondemorais.blogspot.com.br